2 de dezembro de 2025

Geografia em Debate: O Impacto da Soja no Nosso Dia a Dia supervisionada pela Professora de Geografia J O S E F A.

Professora Josefa Apresenta Documentário “Seu churrasco tem soja?” aos Alunos do 8º Ano

Por: Equipe Escolar •

Na disciplina de Geografia, a professora Josefa apresentou o documentário “Seu churrasco tem soja?” para os alunos do 8º ano. O filme ajudou os estudantes a compreender a relação entre produção de alimentos, agronegócio e meio ambiente.

O que o documentário mostrou

O documentário explica, de forma clara, que a soja está presente em muitos alimentos e produtos. Entre os pontos principais, os alunos viram que:

  • a soja é muito usada como ração para animais (boi, frango e porco);
  • muitos alimentos que comemos estão ligados ao cultivo da soja;
  • a produção de soja pode causar mudanças no uso do solo e impactos ambientais;
  • há uma relação forte entre campo (produção) e cidade (consumo).

Atividade em sala — conversa e reflexão

Depois da exibição, a professora conduziu uma roda de conversa, seguindo uma abordagem participativa. Os alunos foram convidados a:

  1. comentar o que mais chamou atenção no documentário;
  2. relacionar o tema com a realidade local (Alagoas e região Nordeste);
  3. debater vantagens e desvantagens da produção em grande escala (agronegócio);
  4. propor atitudes individuais e coletivas para um consumo mais consciente.

Pequenas atividades sugeridas

  • Pesquisar em casa: listar três alimentos que possam conter soja direta ou indiretamente.
  • Mapa coletivo: desenhar um mapa simplificado mostrando origem dos alimentos que a família consome.
  • Cartaz de conscientização: criar mensagens simples sobre consumo responsável para colocar na escola.
  • Debate em pares: cada dupla apresenta uma proposta para reduzir impactos locais da produção agrícola.

Como isso dialoga com Geografia

Esta atividade aproximou conteúdo e mundo real — princípio importante no ensino de Geografia. Os alunos entenderam como processos econômicos (como o agronegócio) influenciam o uso do território, o meio ambiente e a vida das pessoas.

Observação pedagógica (metodologia)

A ação seguiu a proposta de ensino participativo e problematizador, inspirada por Paulo Freire: partiu da realidade dos estudantes, promoveu diálogo, reflexão crítica e produção coletiva de conhecimento.


Perguntas para avaliação e registro

  1. Explique com suas palavras por que a soja aparece na produção de carne.
  2. Qual impacto ambiental você lembra que foi mostrado no documentário?
  3. Que atitude você pode adotar em casa para consumir de forma mais consciente?

Disciplina: Geografia — 8º ano

Professora: Josefa

Projeto: Aula com documentário e atividades de leitura crítica

Descritores / Observação (SAEB / Língua Portuguesa): D6, D4, D16, D3, D14, D30, D2, D21, D20, D28, D29.

Nota: Atividade desenvolvida com linguagem acessível e foco no protagonismo estudantil.

Produção e Redação IA ( Prof. Roberto )

Nenhum comentário: