Na Escola de Educação Básica Pedro Ramos Francisco, em Craíbas–AL, o professor de Língua Portuguesa José Renildo Freire Clarindo realizou, em 2025, um importante trabalho pedagógico com os alunos dos 6º anos A, B e C, utilizando o cinema como ferramenta de aprendizagem. O projeto teve como base o filme “O Rei Leão”, dentro da proposta Cinema na escola: uma forma de interação social, reflexão, aprendizagem e transformação do sujeito.

O trabalho partiu da necessidade de desenvolver atividades diferenciadas, capazes de despertar o interesse dos alunos e contribuir para a formação crítica e social dos estudantes. Ao levar o cinema para o espaço escolar, o professor buscou aproximar o conteúdo da realidade dos alunos, tornando as aulas mais atrativas e participativas.
Durante o projeto, os alunos assistiram ao filme e participaram de momentos de conversa, reflexão e debate. A partir da história apresentada, foram discutidos temas como convivência, responsabilidade, respeito, escolhas e atitudes no dia a dia. Essas atividades ajudaram os estudantes a expressar opiniões, ouvir os colegas e construir argumentos, fortalecendo o senso crítico.
O projeto também esteve alinhado à BNCC, especialmente à habilidade EF05LP20, que propõe analisar argumentos presentes em produtos da mídia voltados ao público infantil, como filmes e desenhos animados. Dessa forma, o cinema foi utilizado não apenas como entretenimento, mas como recurso pedagógico para o ensino da Língua Portuguesa.
De acordo com as considerações finais do trabalho, o uso do filme despertou a atenção dos alunos e facilitou a construção do conhecimento. O professor teve papel fundamental como mediador, conduzindo as discussões e ajudando os estudantes a relacionarem a história do filme com situações vividas no cotidiano escolar e social.
O projeto desenvolvido pelo professor Renildo mostra que é possível ensinar de forma simples, criativa e significativa, valorizando o diálogo e a participação dos alunos, como defende Paulo Freire. Iniciativas como essa fortalecem o processo de ensino-aprendizagem e contribuem para a formação de cidadãos mais críticos e conscientes.
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