30 de setembro de 2025

"Trilha de Aprendizagem por Estações: Preparando os Alunos para o SAEB 2025 com a Professora Mestre Marília"

Trilha de Aprendizagem por Estações: Preparando os Alunos para o SAEB 2025 com a Professora Mestre Marília


A professora Mestre Marília coordenou recentemente uma atividade inovadora em sala de aula, com alunos do 6º ao 9º ano, chamada “Trilha de Aprendizagem por Estações”, com foco nos descritores do SAEB 2025. A iniciativa teve como objetivo desenvolver competências de leitura, interpretação, produção de texto e análise crítica de forma dinâmica e colaborativa.



A atividade foi organizada em estações de aprendizagem, cada uma com um foco diferente:

  • Estação 1 – Leitura e Interpretação de Textos: Os alunos leram notícias, poemas e narrativas, identificando informações explícitas e implícitas, além de refletirem sobre o contexto dos textos.
  • Estação 2 – Produção de Texto: Inspirados por imagens e textos, os estudantes produziram pequenos textos com atenção à coerência e clareza.
  • Estação 3 – Gramática e Ortografia Contextualizada: A partir dos textos lidos e produzidos, os alunos revisaram regras gramaticais e corrigiram erros de forma prática.
  • Estação 4 – Leitura Crítica e Análise de Mídia: A turma analisou notícias e propagandas, discutindo veracidade, opinião e influência sobre o leitor.
  • Estação 5 – Jogos e Dinâmicas: Para fixar os conteúdos, os alunos participaram de quizzes, desafios e dinâmicas em grupo, tornando a aprendizagem divertida e colaborativa.

Segundo a professora Marília, “a proposta de estações permite que cada aluno avance no seu ritmo, refletindo sobre o que lê e escreve, e desenvolvendo o pensamento crítico de forma prática e contextualizada”. A abordagem segue a metodologia de Paulo Freire, valorizando o conhecimento prévio dos estudantes e aproximando o aprendizado da realidade local, especialmente da região de Alagoas.

A atividade também teve como foco preparar os alunos para o SAEB 2025, com atenção aos descritores que avaliam compreensão textual, produção de texto, interpretação crítica e uso adequado da língua portuguesa.

Ao final, os estudantes mostraram-se mais engajados e confiantes, percebendo que aprender pode ser dinâmico, divertido e conectado à vida cotidiana.

Esta iniciativa reforça o compromisso da escola com uma educação de qualidade, preparando os alunos para avaliações nacionais e para a vida, ao mesmo tempo que promove habilidades de leitura, escrita e reflexão crítica.

Trilha de Aprendizagem por Estações

Nenhum comentário: