História de Folha Míuda

HISTÓRIA DO DISTRITO DE FOLHA MIÚDA

O NOME FOLHA MIÚDA VEM DA GRANDE QUANTIDADE DE HORTELÃ DA FOLHA MIÚDA, AS PRIMEIRAS FAMILÍAS Á HABITAREM EM FOLHA MIÚDA FORAM: LOLÔ, SOUZA, FARIAS, MALAQUIAS E SILVA, A PRIMEIRA CASA DE FOLHA MIÚDA FOI DA SENHORA ALEXANDRINA MARIA DA CONÇEIÇÃO E PEDRO LOLÔ ELES MORAVAM ONDE ERA A PRIMEIRA IGREJA DE FOLHA MIÚDA, ELES TIVERAM SEIS FILHOS FORAM ELES: ERNESTO, MANOEL, PEDRO, MARCIONILIA, JOANA E LUZIA COM O PASSAR DOS ANOS PEDRO LOLÔ VEIO A FALECER, ALEXANDRINA FICOU VIÚVA E DEPOIS DE ALGUNS ANOS CASA-SE NOVAMENTE COM O SENHOR MANOEL MALAQUIAS DA SILVA COM QUEM TEM MAIS DOIS FILHOS QUE SÃO ELES: JOSÉ MALAQUIAS DE SOUZA (ZÉ PAULO) E ENEDINA MARIA DA CONÇEIÇÃO, MAIS TARDE SEUS FILHOS VIERAM A CASA-SE: ERNESTO CASOU COM MARIA HONORATO, MANOEL CASOU COM DIOLINA, MARCIONILIA CASOU COM JOÃO, PEDRO CASOU COM MARIA, JOANA CASOU COM TEOTÔNIO, LUZIA CASOU COM JEREMIAS, JOSÉ MALAQUIAS DE SOUZA (ZÉ PAULO) COM CASOU ALICE MARIA DA CONCEIÇÃO (ALICE FARIAS) ENEDINA MARIA DA CONÇEIÇÃO (NEDINA) CASOU COM JOSÉ FARIAS DA SILVA (ZÉ FARIAS). A SENHORA ALEXANDRINA FICOU VIÚVA NOVAMENTE E ANO DEPOIS BEM IDOSO CHAMOU TODOS SEUS FILHOS E NETOS PARA DIZER QUE QUANDO ELA VIESSE A FALECER ELES CONSTRUÍSSEM UMA CAPELA NO LOCAL ONDE ELA MORAVA. NO ANO DE 1967 A SENHORA ALEXANDRINA VEIO A FALECER AOS 85 ANOS EM SUA CASA, COM 7 ANOS DEPOIS SEUS FILHOS COMEÇARAM A CONSTRUÇÃO DA IGREJA E EM 1974 TEVE A PRIMEIRA MISSA, E CELEBRAÇÃO DO NOME DO PADROEIRO SÃO PEDRO EM HOMENAGEM AO PRIMEIRO MORADOR PEDRO LOLÔ. E EM 1967 TEVE INICIO A FEIRA LIVRE DE FOLHA MIÚDA, O TERRENO ONDE HOJE É LOCALIZADA A ESCOLA PEDRO RAMOS, FOI DOADO PELO MORADOR O SENHOR PEDRO RAMOS FRANCISCO.

FOLHA MIÚDA LOCALIZA-SE ÁS MARGENS DA RODOVIA AL 220, ESTÃO LOCALIZADAS NA MESSOREGIÃO DO AGRESTE ALAGOANO E NA REGIÃO METROPOLITANA DO AGRESTE, EM UMA ZONA INTERMEDIÁRIA NO MEIO ENTRE O AGRESTE E SERTÃO.


Sobre a denominação a Escola, não foi por acaso utilizado o nome do Senhor Pedro Ramos Francisco, pois o mesmo preocupado com a educação do distrito doou um bom terreno para a construção da mesma.

17 de dezembro de 2015

Artes Plásticas na mão de um ilustre professor Adeval Soares





Grande educador ( Professor ) e artista plástico em telas expõe suas belas artes em Feira dos Municípios Alagoano. Adeval Soares merece o maior destaque com suas obras representando o Município de Craíbas com muita garra e muita firmeza. Confira você também as belíssimas obras  que marcam este conceituado professor de nossa cidade Craíbas no Agreste Alagoano.
E-mail: adevalcraibas@gmail.com

Celular: 9160.9137 (Claro)

16 de dezembro de 2015

VÍDEO --> Projeto Promovendo Leitura e Escrita --> SEXUALIDADE ( RELAÇÃO SEXUAL, DST'S E PREVENÇÕES ) .


A sexualidade está relacionada à vida, sensações, sentimentos e emoções relacionados ao prazer. Como envolve diversas dimensões humanas, é um tema muitas vezes difícil de ser tratado e, por isso, permeado de dúvidas, preconceitos, estereótipos e tabus. 

Considerando esses fatos, a seção “Sexualidade” tem como objetivo informar questões inerentes a esse assunto, auxiliando também para que diversos delitos não sejam cometidos pela ignorância ou desinformação. Dentre eles, encontramos problemas sociais e de saúde pública, tais como intolerância e violência entre gêneros, principalmente entre aqueles que são historicamente subjugados, gravidez na adolescência, manifestação de doenças sexualmente transmissíveis e todas as suas consequências. 


Para saber mais sobre esse assunto, visite também o canal “Sexualidade e contracepção”, do Mundo Educação.

Por Mariana Araguaia

...Vídeo Sobre o Projeto Final ano letivo 2015 Promovendo Leitura e Escrita.

Projeto Promovendo Leitura e Escrita 2015

       A chave que tranca a porta da ignorância está escondida dentro das páginas de um bom livro.
      O que quero alertar seja para você pai, mãe, tia, avô, amigo da família, é que desde cedo a criança deve receber estímulos e exemplos que desperte em sua curiosidade infantil o desejo por entender o significado de símbolos e imagens e como a soma dessas podem transmitir uma mensagem, uma história, uma aventura.

Luiz Alves ( Educador )